Nossa história

A história da RÁDIO ALIANÇA AM começa a ser construída no princípio da década de 80. Apaixonados por comunicação de massa, três irmãos passam a amadurecer uma idéia que, num primeiro momento, parecia difícil de ser concretizada face à época em que se vivia. ADELMO, MAURÍCIO (in memorian) e SELVINO CASAGRANDE começam a analisar a possibilidade de ativar uma nova emissora de Rádio AM, de caráter bastante popular, em Concórdia.

São dias, semanas e meses de conversas longas e muitas reuniões. Noites bem e mal-dormidas, tudo visando a execução do sonho de mudar o cenário do Rádio AM na cidade e na região. Ainda na fase de conversações, juntam-se ao grupo os irmãos LADY e NEUDY MASSOLINI, já falecidos. Pela atuação marcante na comunidade, eles são decisivos para o bom andamento do processo, que ganhava força dia-após-dia.

Os contatos são acelerados, os obstáculos vão sendo um a um superados e as dificuldades vão se transformando em facilidades. Cerca de 30 meses depois da primeira conversa, fica concluído o projeto técnico para a colocação no ar da tão sonhada RÁDIO ALIANÇA LIMITADA, que inicialmente operaria com freqüência de 920 Kilohertz, canal diretivo, estando com suas ondas apontadas somente para uma região.

Nossos fundadores

  • Casagrande
    Adelmo
  • Casagrande
    Selvino
  • Casagrande (In Memorian)
    Maurício
  • Massolini (In Memorian)
    Neudy
  • Massolini (In Memorian)
    Lady

Exatamente no dia 13 de março de 1983, numa manhã ensolarada de domingo, a RÁDIO ALIANÇA AM é inaugurada e realiza suas primeiras transmissões. A partir daquele momento, Concórdia e o Alto Uruguai Catarinense passam a ter uma nova opção de Rádio AM, que entra no mercado da comunicação local com uma proposta diferente de trabalho. Quando tudo parecia certo, porém, surge mais uma grande barreira a ser vencida. Um ano após a inauguração da emissora, chega-se a conclusão que a rádio tem propagação de som limitada.

Ou seja, entrava bem em muitos locais, mas nem tanto em outros. A primeira providência do grupo é ir a São Paulo com a missão de adquirir um novo transmissor, 12 meses apenas depois do ato inaugural. A freqüência em operação muda para 750 Kilohertz, mais baixa, o que possibilita para a emissora ir bem mais longe com seu som e oferecer uma melhor qualidade aos ouvintes.

Resolvido o problema de alcance e qualidade do som, a RÁDIO ALIANÇA passa a investir forte na formação de boas equipes de trabalho. Profissionais renomados na região, no Estado e até no país trabalham na emissora, fazendo história, estreitando as relações com a comunidade e gerando, dia-após-dia, a conquista do carinho da população e uma audiência que não pára de crescer.

O respeito do público ouvinte e a credibilidade alcançada estimulam a ALIANÇA a trabalhar em campanhas sociais importantes, como a que construiu o Instituto Médico Legal da cidade e a que ajudou na construção da nova sede do Corpo de Bombeiros. Nos momentos de crise da comunidade, como nas enchentes, vendavais e temporais, a emissora arregassou as mangas e realizou um destacado trabalho de UTILIDADE PÚBLICA, ajudando Concórdia a dar a volta por cima e a se reconstruir.

No dia 7 de maio de 2001, a RÁDIO ALIANÇA ganha novos sócios. Empresários e empreendedores, NAURO JÁSPER e LÍRIO ZONTA ingressam no quadro social da ALIANÇA, trazendo consigo uma visão empresarial moderna, arrojada e voltada ao progresso da emissora. A participação dos novos sócios impulsiona a ALIANÇA a vôos mais altos, os quais começam pouco depois.

Acompanhando sempre a evolução dos tempos e a conseqüente modernidade, a RÁDIO ALIANÇA inaugura em dezembro de 2006 um "Novo Parque de Transmissões". Ao adquirir transmissor digital e antena novos, a emissora investe mais de R$ 300 mil reais melhorando sensivelmente, mais uma vez, a qualidade de som. Somado a isso e, preocupada em continuar crescendo e se consolidando como a emissora da década e do início do século 21, a ALIANÇA adquire uma nova sede física, num investimento de mais de R$ 700 mil reais. Com isso, a ALIANÇA escreve novamente um novo capítulo na comunicação local, sendo a emissora que mais está preparada para os desafios do novo tempo.

- Hoje a RÁDIO ALIANÇA desfruta de uma condição de ser ouvida por cerca de 1 milhão de ouvintes de 200 cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A programação da emissora é bastante diversificada e contempla músicas regionais, sertanejas, gauchescas, de bandas, MPB, além de outros gêneros. Mas também obedece rigorosamente outra missão que tem que é a de servir, de prestar serviços de Utilidade Pública, Informação e Comunicação. Com o slogan "INFORMAÇÃO E ALEGRIA", a ALIANÇA atua forte no segmento de Jornalismo, sendo líder de audiência nesta área.

- Assim é a RÁDIO ALIANÇA, uma emissora que buscou e conquistou respeito, reconhecimento e credibilidade, consolidando-se como uma marca segura e de tradição, que alegra, promove a integração e o desenvolvimento comunitário, uma marca que informa, que narra e que, todos os dias, TRABALHA POR VOCÊ! A ALIANÇA está preparada para cada momento do presente, mas principalmente para o FUTURO.

Agradecemos sua visita ao nosso site e nos colocamos a sua disposição.