Opinião

19 fev 21 | 16h20

O que a promoção Caixa Secreta da 101 realmente esconde?

O que a promoção Caixa Secreta da 101 realmente esconde?
Imprimir

                                                                                                                      

Essa pergunta, o que tem na Caixa Secreta da 101?

Foi sem dúvidas a pergunta que mais mexeu com a imaginação do ouvinte de rádio de Concórdia e região.

Mas afinal, porque a promoção da rádio Aliança FM repercutiu tanto? Vamos tentar entender sob vários aspectos, os motivos que fizeram a promoção da 101 se tornar um grande sucesso.

Tenho a impressão que acertar qual era o objeto misterioso dentro da caixa, passou a ser mais relevante que o próprio prêmio em si, e olha, que estamos falando de R$ 3.000,00 em dinheiro vivo, na hora. Vem comigo que vou te explicar o porquê.


Desde que a promoção da Rádio Aliança FM foi ao ar e ecoou pelas ondas da 101, chegando a todo nosso raio de cobertura, ela se espalhou como um rastilho de pólvora, despertando uma das competências que nos definem enquanto seres humanos, a curiosidade. Pois foi a partir do fato do ser humano ser extremamente, curioso, é que buscamos responder as perguntas que nos afligiram ao longo da história.


A curiosidade geralmente vem precedida da imaginação, desde quando crianças, na fase dos porquês, o homem já demostra ali, sua busca por respostas. A procura incansável para tais respostas nos fizeram progredir. Sem curiosidade e uma dotada capacidade de imaginar, Thomas Edson por exemplo, não teria inventado a lâmpada, Nikola Tesla não teria nos presenteado com a corrente continua, Alexander Fleming, provavelmente, não teria descoberto a penicilina, Santos Dumont não teria dedicado tanto tempo a invenção do avião, enfim, os exemplos podem ir ao infinito.


Ao imaginar novas formas de explorar os meios em que vivemos, é que começamos a investigar e encontrar as respostas, as soluções que nos trouxeram até aqui, propiciando desde teorias filosóficas, partindo da racionalidade e observação empírica, até grandes descobertas cientificas e inovações tecnológicas.


Concordamos que o ser humano é curioso por natureza, e tudo que é escondido, oculto, tem mais valor e intriga as pessoas, seja para expandir nosso conhecimento ou somente para termos um momento hedonista, queremos matar nossa sede por desvendar o que está além dos olhos, e saciar nossa curiosidade.


O fato é que nosso cérebro gosta de ser curioso, e foi provado por um experimento científico realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. No momento em que perguntas curiosas foram feitas a voluntários, o cérebro dos voluntários se preparava para reter o conhecimento, além de reter o conteúdo mais facilmente, a curiosidade instigada tornava a tarefa mais prazerosa, o que foi comprovado através de ressonância magnética, que não era registrado somente aumento da atividade no hipocampo, que é a região do cérebro envolvida na criação de memórias, mas também no circuito do cérebro que está relacionado a recompensa e prazer. Quando a curiosidade é instigada, provocada, aí ela ganha uma força inimaginável, e esse, é o nosso ponto de partida.


A promoção Caixa Secreta da 101 foi esse fator, instigante, que acendeu a imaginação dos nossos ouvintes, estimulando uma curiosidade, um desejo incontrolável pelo desvelar do mistério, acarretando em participação maciça na busca pela solução do enigma.


Do ponto de vista do marketing, a promoção Caixa Secreta 101, ao incitar o desejo pela descoberta e obviamente pela conquista do prêmio dos R$ 3.000,00 em dinheiro, fez com que meu trabalho, como profissional de marketing fosse facilitado, pois foi uma ótima ferramenta, melhor, foi uma estratégia perfeita de marketing, que funcionou conectando com o ouvinte, impactando na audiência no momento da migração e difundindo a rádio Aliança FM 101 com a sua nova proposta de programação, num momento crítico, momento que a rádio precisava ser assertiva para cativar e assegurar a audiência local e regional. A promoção Caixa Secreta 101 que foi idealizada pelo Gerente Lúcio Mauro Nedel, têm vinhetas cantadas, logomarca nas redes sociais, os locutores entenderam a proposta e souberam brincar e explorar seu potencial, mas, principalmente ela têm a aceitação do público a que ela se propõe a atender.


Isso também passa pelo uso de uma estratégia de neuro marketing. O gatilho da prova social. Quando muitas pessoas participam dando suas opiniões, mais elas encorajam outras pessoas a participarem com seus palpites e claro que todos esses fatores combinados fizeram com que a audiência disparasse e a Caixa Secreta se tornasse uma promoção de sucesso.

Para finalizar vou te deixar uma tarefa curiosa, para medir tua curiosidade. Quem é o autor dessa frase?

"Não tenho nenhum talento especial, só tenho paixão em minha curiosidade...."


A e não esqueça de dar seu palpite, O que tem na Caixa Secreta da 101?

Adriel Gonçalves
Cotidiano

19 fev 21 | 16h20 Por Adriel Gonçalves

O que a promoção Caixa Secreta da 101 realmente esconde?

O que a promoção Caixa Secreta da 101 realmente esconde?

                                                                                                                      

Essa pergunta, o que tem na Caixa Secreta da 101?

Foi sem dúvidas a pergunta que mais mexeu com a imaginação do ouvinte de rádio de Concórdia e região.

Mas afinal, porque a promoção da rádio Aliança FM repercutiu tanto? Vamos tentar entender sob vários aspectos, os motivos que fizeram a promoção da 101 se tornar um grande sucesso.

Tenho a impressão que acertar qual era o objeto misterioso dentro da caixa, passou a ser mais relevante que o próprio prêmio em si, e olha, que estamos falando de R$ 3.000,00 em dinheiro vivo, na hora. Vem comigo que vou te explicar o porquê.


Desde que a promoção da Rádio Aliança FM foi ao ar e ecoou pelas ondas da 101, chegando a todo nosso raio de cobertura, ela se espalhou como um rastilho de pólvora, despertando uma das competências que nos definem enquanto seres humanos, a curiosidade. Pois foi a partir do fato do ser humano ser extremamente, curioso, é que buscamos responder as perguntas que nos afligiram ao longo da história.


A curiosidade geralmente vem precedida da imaginação, desde quando crianças, na fase dos porquês, o homem já demostra ali, sua busca por respostas. A procura incansável para tais respostas nos fizeram progredir. Sem curiosidade e uma dotada capacidade de imaginar, Thomas Edson por exemplo, não teria inventado a lâmpada, Nikola Tesla não teria nos presenteado com a corrente continua, Alexander Fleming, provavelmente, não teria descoberto a penicilina, Santos Dumont não teria dedicado tanto tempo a invenção do avião, enfim, os exemplos podem ir ao infinito.


Ao imaginar novas formas de explorar os meios em que vivemos, é que começamos a investigar e encontrar as respostas, as soluções que nos trouxeram até aqui, propiciando desde teorias filosóficas, partindo da racionalidade e observação empírica, até grandes descobertas cientificas e inovações tecnológicas.


Concordamos que o ser humano é curioso por natureza, e tudo que é escondido, oculto, tem mais valor e intriga as pessoas, seja para expandir nosso conhecimento ou somente para termos um momento hedonista, queremos matar nossa sede por desvendar o que está além dos olhos, e saciar nossa curiosidade.


O fato é que nosso cérebro gosta de ser curioso, e foi provado por um experimento científico realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. No momento em que perguntas curiosas foram feitas a voluntários, o cérebro dos voluntários se preparava para reter o conhecimento, além de reter o conteúdo mais facilmente, a curiosidade instigada tornava a tarefa mais prazerosa, o que foi comprovado através de ressonância magnética, que não era registrado somente aumento da atividade no hipocampo, que é a região do cérebro envolvida na criação de memórias, mas também no circuito do cérebro que está relacionado a recompensa e prazer. Quando a curiosidade é instigada, provocada, aí ela ganha uma força inimaginável, e esse, é o nosso ponto de partida.


A promoção Caixa Secreta da 101 foi esse fator, instigante, que acendeu a imaginação dos nossos ouvintes, estimulando uma curiosidade, um desejo incontrolável pelo desvelar do mistério, acarretando em participação maciça na busca pela solução do enigma.


Do ponto de vista do marketing, a promoção Caixa Secreta 101, ao incitar o desejo pela descoberta e obviamente pela conquista do prêmio dos R$ 3.000,00 em dinheiro, fez com que meu trabalho, como profissional de marketing fosse facilitado, pois foi uma ótima ferramenta, melhor, foi uma estratégia perfeita de marketing, que funcionou conectando com o ouvinte, impactando na audiência no momento da migração e difundindo a rádio Aliança FM 101 com a sua nova proposta de programação, num momento crítico, momento que a rádio precisava ser assertiva para cativar e assegurar a audiência local e regional. A promoção Caixa Secreta 101 que foi idealizada pelo Gerente Lúcio Mauro Nedel, têm vinhetas cantadas, logomarca nas redes sociais, os locutores entenderam a proposta e souberam brincar e explorar seu potencial, mas, principalmente ela têm a aceitação do público a que ela se propõe a atender.


Isso também passa pelo uso de uma estratégia de neuro marketing. O gatilho da prova social. Quando muitas pessoas participam dando suas opiniões, mais elas encorajam outras pessoas a participarem com seus palpites e claro que todos esses fatores combinados fizeram com que a audiência disparasse e a Caixa Secreta se tornasse uma promoção de sucesso.

Para finalizar vou te deixar uma tarefa curiosa, para medir tua curiosidade. Quem é o autor dessa frase?

"Não tenho nenhum talento especial, só tenho paixão em minha curiosidade...."


A e não esqueça de dar seu palpite, O que tem na Caixa Secreta da 101?