Região

Vereadores de Irani querem enviar Moção de Repúdio ao IGP de Joaçaba

por: Rádio Aliança

Um projeto de Moção de Repúdio passou a tramitar na Câmara de Vereadores de Irani na última semana. A sugestão é de autoria dos vereadores Wilson Zamarki do PP e Antonio Marcos Guareski, do PSDB, que querem encaminhar o documento ao diretor do Instituto Geral de Pericias, IGP, de Santa Catarina, Miguel Acir Colzani. Segundo eles, o problema é o atendimento prestado pela instituição.

 

A atitude de encaminhar uma Moção de Repúdio surgiu depois de um atendimento prestado pelo IGP, no dia 02 de fevereiro, a um homem de Irani que morreu no Hospital em Joaçaba, por volta das 22:30h, após um acidente de trânsito. De acordo com os vereadores, o corpo foi levado ao IGP do município para realização de laudo cadavérico, mas como não havia médico na ocasião, foi encaminhado a Videira, e só foi liberado às 10h do dia 03. Eles ainda relatam que por falta do médico em Joaçaba, o transtorno foi de cerca de 12 horas, considerando o transporte até Videira e depois, até Irani. 

 

Com a demora, atrasou a preparação do corpo e demais medidas necessárias e o velório iniciou às 16h do dia 03, sendo que o enterro já estava marcado para as 18h e também foi transferido para mais tarde. “É inadmissível uma situação dessas, a família já passa pela dor da perda e ainda ter de passar por estes constrangimentos. A gente não aceita mais, a população está revoltada”, comenta o vereador Antonio. “O Estado nos cobra impostos, extrai recursos dos cidadãos e nesta hora que precisa prestar o atendimento, acontece isso. Nossa moção quer mostrar a indignação de como esta família foi tratada. Era obrigação do Estado estar presente”, ressalta.

 

 

Os vereadores proponentes argumentam que é inadmissível a inexistência de médico legisla junto ao IGP de Joaçaba. Segundo eles isso compromete o atendimento e resulta em transtornos aos familiares. Eles cobram, de forma urgente, a necessidade de contratação ou transferência de médico legista para Joaçaba. “Vamos cobrar, é inadmissível que uma cidade como Joaçaba não tenha médico legista. Não sabemos exatamente os motivos, mas nos informaram que esta situação já tem mais de 30 dias”, conta o vereador.

 

A moção irá entrar na pauta de votação na próxima sessão da Câmara de Vereadores, que acontecerá dia 28 de fevereiro.