Região

Ipumirim sedia Seminário de Talian

por: Rádio Aliança

No dia 22 de outubro de 2016 será realizado em Ipumirim um evento que irá discutir pela primeira vez ações de salvaguarda e valorização de uma Língua – o Talian - reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC / IPHAN, em 2014. Os participantes deverão vir dos mais diversos locais dos estados do Sul do Brasil onde a Língua Talian tem mais falantes. Existe ainda a possibilidade do Ministro da Cultura, Marcelo Calero, participar do evento.


O SMISSIATE, que em talian significa “mexa-se” será o primeiro Seminário das Associações e dos Mestres da Cultura Tradicional do Talian e é promovido pela FEIBEMO, ASSODITA e FIBRA RS. Os temas A transmissão e o ensino da Língua Talian; Patrimônio cultural e turismo; Sustentabilidade e visibilidade da cultura taliana; O papel da comunicação na transmissão e valorização da cultura; Produtos coloniais; bens culturais; e Sustentabilidade financeira das ações do Talian serão os primeiros a constituir o Plano de Salvaguarda e Valorização. O Plano de um bem cultural é um instrumento de apoio e fomento que podem ser desde ações de apoio financeiro, organização comunitária, até melhorias das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitem a continuidade da sua existência. No caso do Talian, terá planos de abrangência municipal, estadual e nacional.

 

Os realizadores do SMISSIATE convidaram o Ministro da Cultura o os Secretários de Estado da Cultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como os consulados da Itália e estão aguardando retorno. O IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional já confirmou presença.

 

Apoiam a realização do SMISSIATE o CEOM – Centro da Memória do Oeste de Santa Catarina (UnoChapecó), o IPOL – Instituto de Investigação e Desenvolvimento de Políticas Linguisticas, a Prefeitura Municipal de Ipumirim, Taliani d’ Ipumirim, a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e a UnC – Universidade do Contestado.

 

O presidente da FEIBEMO, Olindo Cassol, informa que as inscrições serão feitas pelo site da entidade. Os interessados devem acessar www.feibemo.com.br.

 

Fonte: Rádio Sintonia de Ipumirim