Região

Filas de espera para cirurgias de joelho são zeradas em Itá

por: Rádio Aliança

Desde o ano passado já foram realizados quase 40 cirurgias de joelho de média complexidade, só neste ano foram 10. Nesses casos, os itaenses são encaminhados para o Hospital Nossa Senhora de Penha, em Pensa/SC, que é referência estadual em ortopedia. “Os pacientes recebem todo o acompanhamento necessário. Além disso, as consultas, o transporte e a fisioterapia recomendada após a cirurgia, são custeados pela Prefeitura”, observa o secretário de Saúde de Itá, Darci Kolakowski.

 

A fila para esse tipo de procedimento está zerada em Itá, alguns aguardavam para fazer a cirurgia há mais de três anos. Quem passou recentemente pela cirurgia de joelho foi a itaenese Doralice Hester Burnier, moradora de Rio Branco, interior do município. “O atendimento foi ótimo, dou nota 9,9 para não dar 10”, brinca ela, e completa: “As idas e vindas para consultas e para a cirurgia foram muito tranquilas, sempre fui muito bem atendida por todos. Agora também recebo todo o acompanhamento e atendimento necessário”.

 

Ainda neste ano, a Secretaria de Saúde de Itá já fez o encaminhamento de 11 cirurgias de ombro, e mais seis estão com o procedimento agendado, zerando assim, a fila de espera até o final do ano. “Essas cirurgias estão sendo realizadas em Xaxim, pelo médico Guilherme Biazus. Nesses casos a Prefeitura paga todo o procedimento”, observa o secretário.

 

Todos os pacientes que necessitam de cirurgias de catarata estão com o atendimento em atendimento. “A Saúde sempre será uma prioridade. Investimos muito nessa área para garantir bons resultados para quem procura o atendimento em nosso município”, ressalta o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.

Fonte: Diego Mior / Ascom Prefeitura de Itá