Nossa Opinião

Fazer esporte de rendimento em Concórdia é um ato de heroísmo

por: Rádio Aliança

Que fazer esporte em Concórdia é um ato de heroísmo, isso não é novidade! Mas fazer esporte tentando promover uma das modalidades sem muito apelo no país, mas vitoriosa em termos de resultados para a Capital do Trabalho é um ato, digamos assim, de "heroísmo ao quadrado!" É dessa forma que dá para definir a incansável luta da Associação Atlética Universitária de Handebol Feminino. Entra ano e sai ano e a direção do clube conta as moedas para manter o projeto viável financeiramente e, acima de tudo, competitivo.

 

Mesmo com todas essas dificuldades, o grupo de atletas continua fazendo bonito. Conforme informado pela Rádio Aliança, na manhã de ontem, a AAU, que representa a UnC Concórdia nos Jogos Universitários Catarinenses, que acontecem em Lages, faturou o quarto título na competição no handebol feminino. Uma campanha curta, invicta e irretocável.

 

Foi o primeiro título de outros que poderão vir ainda nesse ano, como o Pan-Americano de Clubes, na Argentina; os Jogos Universitários Brasileiros; os Jogos Abertos de Santa Catarina e a Liga Nacional, sendo que essa deve começar nos próximos dias. Mesmo com toda a dificuldade de se fazer o esporte de rendimento acontecer, o clube comandado pelo incansável Alexandre Schneider não perdeu a disposição nesse ano de 2018, já que em 2017 também faturou tudo que foi disputado, inclusive o seu segundo título da história, na Liga Nacional.

 

Porém, como nem tudo são flores, a equipe realizou recentemente uma "ação entre amigos" visando arrecadar recursos para poder participar do Pan-Americano de Clubes, que será na Argentina. A AAU conquistou esse direito de estar, de forma inédita, nesta competição por ser a atual campeã brasileira. Porém, o custo financeiro para participar do evento deve ficar em aproximadamente R$ 40 mil. Pelas informações recebidas de fontes de dentro do próprio clube, metade desse valor já foi arrecadado com essa ação entre amigos, realizada recentemente. Como isso ainda é insuficiente, o restante deverá ser buscado de uma outra forma, a partir de agora.

 

Parece intrigante, mas trata-se de uma modalidade, a mais vitoriosa de Concórdia, que está apelando para "ação entre amigos" para poder usufruir do direito de competir. A pergunta que fica no ar é a seguinte: qual a razão pela falta de reconhecimento ou interesse por parte de outros investidores? Lembrando que o clube já tem um time de empresas que patrocina a equipe. 

 

É bom a sociedade acordar para o handebol de Concórdia. A Associação Atlética Universitária continua referenciando a cidade através de seus bons resultados. Caso contrário, haverá o risco de olharmos para a modalidade com saudosismo, lá na frente, algo do tipo "no tempo em que Concórdia era vitorioso no handebol, nós tínhamos handebol...."