Agronegócio

Sopelsa trabalha para que governo federal reveja retirada da taxa antidumping

por: Rádio Aliança

Deputado alerta que à medida que suspende a tarifa sobre importação de leite europeu e da Nova Zelândia representa um grave risco para a cadeia leiteira nacional.


 Nesta segunda-feira (11), o deputado Moacir Sopelsa protocolou, na Assembleia Legislativa, Moção ao governo Federal solicitando ao Ministro da Economia, Paulo Guedes que reveja a medida de suspensão da taxa antidumping - que suspende a tarifa sobre importação de leite europeu e da Nova Zelândia. A medida vinha sendo aplicada desde 2001, a decisão do governo federal representa um grave risco para a cadeia leiteira de Santa Catarina e do Brasil. Segundo Sopelsa “a alíquota era de 14,8% para o produto vindo da União Europeia e de 3,9% para o item da Nova Zelândia”.


 
O parlamentar também solicitou através de indicação ao governador do Estado, e ao Secretário da Agricultura e da Pesca que interfiram junto ao governo federal para a revogação desta medida antidumping - “que vai sufocar ainda mais a cadeia produtiva do leite em nosso estado”, destacou.


 
Frente Parlamentar da Produção e Industrialização do Leite


 
O deputado Sopelsa, protocolou na Alesc, requerimento pedindo a reativação da Frente Parlamentar de Produção e Industrialização do Leite na Assembleia Legislativa. Sopelsa destaca que, hoje em Santa Catarina, o Leite é a terceira economia na geração de renda para o produtor, mais de 70 mil famílias estão no setor. Por isso, como estamos iniciando um novo mandato legislativo, é preciso reativar os trabalhos para continuar lutando pelos nossos produtores, finalizou.

 

(Fonte: Douglas Fortes/Especial)