Geral

Greve dos professores começa hoje, mas aulas mantidas na regional de Concórdia

por: Luan De Bortoli

Não foi possível carregar o áudio :(

Começou hoje, terça-feira, dia 23, a greve dos trabalhadores da educação de Santa Catarina. O movimento vem sendo anunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE/SC), desde o dia 4 de abril, após a realização de uma assembleia em Florianópolis, onde a classe aprovou por unanimidade a paralisação. 

Mesmo com o início da mobilização, as aulas estão mantidas. Em entrevista à Aliança FM, a supervisora da regional de educação de Concórdia, Vera Lucia Gonçalves Carvalho, explica que, como alguns professores não farão adesão à greve, os alunos devem ir às escolas para terem estas disciplinas. Ouça acima.

Nas últimas semanas, a equipe do Sinte que representa Concórdia e região e a presidente do Sindicato, Cleuza Spanhol, estiveram percorrendo diversas escolas para mobilizar os professores e gerar um maior engajamento ao movimento, que visa cobrar o governo do Estado para que atenda os pedidos que a classe vem fazendo.

Conforme a categoria, a greve é por tempo indeterminado, até que o governo do Estado ofereça propostas consideradas razoáveis pela classe. Na manhã desta terça-feira, profissionais fazem mobilizações na Rua Coberta de Concórdia.

Entre as demandas da categoria, estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

Irani

Os professores da Escola de Educação Básica Dom Felício César da Cunha Vasconcelos de Irani, realizaram uma mobilização em apoio à greve das escolas estaduais de Santa Catarina. A mobilização contou com cerca de 92% dos profissionais da Educação que estariam em aula nesta manhã.