Concórdia

Projeto de melhorias no trevo do Bairro dos Estados deve ser entregue em maio

por: Rádio Aliança

Vários acidentes já foram registrados no trevo de acesso ao Bairro dos Estados em Concórdia. O último aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 24, entre carro e moto. Pedidos para que uma rótula seja implantada já vêm sendo feitos há bastante tempo e o tema já foi discutido na Câmara de Vereadores. De acordo com informações da Prefeitura, um projeto está sendo elaborado e deve ser apresentado até a metade de maio.

 

Segundo o assessor de planejamento, Daniel Faganello, o objetivo da Prefeitura é licitar a obra até o segundo semestre deste ano. “Contratamos o desenvolvimento do projeto ainda no final do ano passado e a empresa responsável deve nos apresentar até a metade de maio. Ele passa por uma avaliação técnica da Prefeitura  e se necessário, ajustes são sugeridos. Depois, é encaminhado ao setor de engenharia do Deinfra, que também precisa analisar, pois a obra integra parte do Contorno Norte, que é do Estado”, explica Faganello. “Depois de tudo aprovado, a gente encaminha para a licitação imediatamente, para que a obra possa ser executada”, adianta ele.

 

O assessor não confirma se uma rótula é que será construída. “Sabemos da necessidade de ajustes no trevo e esta demanda é antiga, desde a administração passada os moradores solicitam. Não sabemos ainda, se uma rótula será construída, ou qual será a solução apresentada, mas o fato é que haverá mudanças no local para evitar os acidentes”, destaca.

 

Números:

De acordo com dados dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, entre 2017 e 2019, foram mais de 20 acidentes no local. Em 2017 foram 12 atendimentos dos Bombeiros no trevo. Os mais graves foram duas quedas de moto, duas colisões entre carros e motos e dois atropelamentos. Já em 2018, os Bombeiros Voluntários foram acionados 10 vezes para atendimento de acidentes no local. Os mais graves foram quatro colisões entre carros e motos e três quedas de motociclistas. Nestes quatro meses de 2019, já foram três acidentes entre carros e motos.

 

Os dados relatam apenas as ocorrências atendidas pelos Bombeiros. Outros acidentes foram registrados e atendidos pelo SAMU. Também há os que aconteceram no trevo e tiveram apenas danos materiais.