Concórdia

Mais de 850 casos e sete internados: confira os novos dados da dengue em Concórdia

por: Luan De Bortoli

Os números da dengue continuam aumentando de forma mais rápida, após alguns dias de desaceleração. Conforme os dados mais recentes da Vigilância Epidemiológica municipal, nesta quinta-feira, dia 18, Concórdia confirmou 51 novos casos da doença em 24 horas.

Com isso, o município agora soma um total acumulado no ano de 857 pacientes positivados com dengue. O bairro das Nações é o líder de casos, com 232 diagnosticados, seguido de Santa Cruz (80) e Centro (48). Guilherme Reich e Vista Alegre aparecem na sequência.

O que chama a atenção é o número de internações. Segundo a Vigilância, sete pessoas estão internadas no Hospital São Francisco. São paciente com sintomas mas que ainda não tiveram o resultado positivado. Todos são casos considerados leves até o momento.

Já em relação aos casos prováveis, nesta semana há uma estabilidade e até redução, em vez de alta. Nesta quinta-feira, o número de pessoas com sintomas e aguardando o resultado dos testes em Concórdia era de 37. Esta quantidade já chegou a passar de 60 em um dia.

O número de focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, segue o mesmo dos últimos dias. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, até esta quinta-feira, eram 140 vetores do inseto no município, sendo 17 encontrados em abril.

Vale lembrar que Concórdia é um município classificado em epidemia para dengue desde o início de abril. Além disso, já foi confirmada a transmissão local do subtipo 2 da dengue, que pode causar a forma mais grave e contaminar aquelas pessoas que já havia sido contaminadas com o tipo 1 e estavam imunes.