Concórdia

Após crescimento acelerado, casos semanais de dengue diminuem em Concórdia

por: Luan De Bortoli

Depois de pelo menos três semanas seguidas de crescimento, os casos de dengue passaram por uma desaceleração em Concórdia. Na semana passada, o município anotou 207 pacientes positivados com a doença, conforme um levantamento feito pela reportagem da Aliança com base em dados da Vigilância Epidemiológica.

Esta quantidade registrada na semana passada representa uma queda de 13% em relação aos 239 casos da semana anterior, que é aquela com a maior quantidade do ano até agora. Mesmo com a redução, o último período é considerado o segundo com mais casos, bem acima dos 154 casos no início de abril.

Até a última sexta-feira, dia 19, Concórdia registrava um total de 891 diagnósticos da doença, conforme os dados da Vigilância Epidemiológica. Somente em 24 horas - de quinta para sexta - foram 34 casos. O município já contabiliza 60 locais com pacientes infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Nações segue o campeão até o momento, com Santa Cruz logo na sequência, seguido do Centro.

O levantamento feito pela reportagem também mostra que abril, até agora, é o mês com mais casos da doença, com mais da metade de todos os diagnósticos do ano. De 1º a 19 de abril, Concórdia registrou 600 casos de dengue. Esta quantidade representa 67% de todos os pacientes infectados em 2024 até agora.

Além disso, conforme a vigilância, Concórdia possui 47 casos prováveis - pessoas com sintomas e que foram submetidas ao teste. O número mantém uma estabilidade, mas em alta, desta condição. Na semana passada, até sete pessoas chegaram a ficar internadas por conda da dengue.

O número de focos do mosquito transmissor permanece o mesmo. Conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), até esta sexta-feira, eram 140 vetores do inseto, sendo 17 encontrados em abril.