ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Foto Divulgação Internet
Horário de Verão inicia neste domingo
Relógios deverão ser adiantados em uma hora
Publicado 03/11/2018
 

Por Analu Slongo

Os relógios de celulares e computadores têm pregado algumas peças nos brasileiros nos últimos domingos, mas o Horário de Verão vai iniciar oficialmente apenas no próximo domingo, 4 de novembro. Quando os ponteiros marcarem zero hora no domingo, deverão ser adiantados em uma hora. Essa mudança deverá ocorrer nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, atingindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

O Horário de Verão de 2018 será mais curto, com início em 4 de novembro e término em 17 de fevereiro de 2019. Nos anos anteriores sempre iniciava no terceiro domingo de outubro, mas agora, a pedido do TSE, os relógios serão adiantados em uma hora apenas no 1º domingo de novembro, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

 

O Horário de Verão é polêmico e chegou a ser cogitada a possibilidade de deixar de existir, já que a justificativa de economia de energia elétrica está sendo questionada nos últimos anos. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade desta iniciativa.

 

O perfil do consumo de eletricidade no Brasil não está mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Segundo a pesquisa, a economia de energia entre 17h e 20h ainda acontece, mas é menor do que o aumento do consumo verificado durante as madrugadas, por causa do uso do ar condicionado entre meia-noite e 7h. 

 

COMENTE