ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Foto: Ascom/Prefeitura de Concórdia.
Mais de 2,5 toneladas de lixo eletrônico recolhidos em Concórdia
Ação foi realizada na manhã do sábado, dia nove.
Publicado 12/06/2018
 

Por Jocimar Soares

Equipe com aproximadamente 90 pessoas trabalhou no último sábado de manhã, recolhendo os resíduos sólidos nas residências do bairro Guilherme Reich. Ação já havia sido realizada no ano passado e tende a se repetir em 2019
Fortalecendo a Iniciativa Lixo Zero e sendo parceira na realização da Ação Ecológica, realizada anualmente pelo Grupo Escoteiros Concórdia, a Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Fumdema, participou do recolhimento de 2,5 toneladas de lixo eletrônico, no último sábado, 9 de junho. A ação foi realizada no bairro Guilherme Reich e a exemplo do trabalho feito no bairro Santa Cruz, no ano passado, teve muito êxito. Prova disso, foi a quantidade de resíduos sólidos, que tiveram um destino correto.


A ação foi amplamente divulgada e teve um apoio de carro de som, que anunciava a chegada dos adolescentes para o recolhimento dos eletrônicos a serem descartados. Assim, várias cargas foram recolhidas nas principais ruas do bairro. Os moradores tiveram a oportunidade de destinar corretamente os resíduos, na porta da sua casa. Muito lixo eletrônico, lâmpadas, pilhas, baterias de celular e eletrodomésticos foram encaminhados para um depósito, para posteriormente ser transportado para Tramandaí (RS), de onde é a empresa vencedora da licitação, que contratou o serviço.


A equipe do Grupo Escoteiros Concórdia avalia como muito positiva a ação, que requer o envolvimento dos jovens escoteiros. A parceria, iniciada no ano passado, tende a se repetir em 2019, já que a entidade julga muito importante este tipo de trabalho prestado a comunidade. Além desta ação, a Fumdema trabalha também nos Desafios de Coleta. Nesta semana, a ação se repetirá na sexta e no sábado, dias 15 e 16 de junho. Na sexta-feira, as equipes estarão nas comunidades de Santo Antônio e Linha São Paulo. No sábado, a comunidade urbana do município poderá levar seu lixo eletrônico na Rua Coberta, das 8h às 11h30.

 

(Fonte: Edila Souza/Ascom/Prefeitura de Concórdia)

 

COMENTE

1 COMENT�RIOS
  • Cláudio Rocha de Miranda
    Parabéns a FUNDEMA pela realização desta atividade. O resíduo eletrônico possui mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, entre os quais chumbo, arsênio, mercúrio, cobre, cádmio, cromo, zinco e níquel , os quais podem resultar na contaminação do espaço e das pessoas que fazem a sua manipulação, como os envolvidos na reciclagem desses equipamentos. por isso, a importância desta atividade que deve ser apoiada e mantida, tal como prevê o Plano Nacional de Resíduos Eletrônicos.