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Foto Divulgação Internet
Anvisa restringe propaganda de cigarros
Novas regras devem entrar em vigor a partir do dia 25 de maio
Publicado 19/01/2018
 

Por Analu Slongo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou nesta semana uma resolução que traz novas regras de exposição e venda de cigarros e outros produtos derivados do tabaco. A nova proposta determina que os locais de venda deverão seguir regras mais restritas de exposição das embalagens de cigarros. Além disso, será necessário manter a maior distância possível entre os maços de cigarro e os produtos destinados ao consumo do público infantojuvenil, a exemplo de balas e chocolates.

 

Os comerciantes não poderão usar nenhum recurso de marketing adicional, como cores, sons ou iluminação direcionada aos mostruários ou vitrines que expõem as embalagens de cigarro. O principal objetivo dessa medida é proibir a utilização de recursos de propaganda nas embalagens que possam induzir ao consumo do cigarro ou sugerir que o produto não é prejudicial à saúde.

 

Pesquisas mostram que nos 77 países onde atualmente as propagandas de cigarro já foram banidas nos pontos de venda, houve redução média de 7% na prevalência do tabagismo entre adultos. Os estudos também apontam que 71% dos jovens que já viram cigarros em supermercados, padarias, ou bancas de jornais se sentem influenciados a consumir o produto.

 

As novas regras para exposição e venda de cigarros devem entrar em vigor até o dia 25 de maio de 2018. A partir desse prazo, todas embalagens que não seguirem as novas determinações deverão ser recolhidas do mercado.

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