Concórdia

13 jan 18 | 6h00 Por Rádio Aliança

Defesa Civil buscará estruturação em 2018

Membros da Defesa Civil de Concórdia apresentaram ao prefeito Rogério Pacheco, relatório de atividades de 2017.

Defesa Civil buscará estruturação em 2018
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A Comissão Municipal de Defesa Civil de Concórdia teve algumas conquistas em 2017. Um dos destaques foi a adequação do órgão à legislação vigente – por meio da Lei 4.980 de agosto de 2017, que cria o Sistema, o Conselho, a Coordenadoria e o Fundo. Um intenso trabalho dos membros e também do presidente, Gilberto Chaves, foi necessário para colocar em dia documentos e tornar a Defesa Civil acessível à população. Todos os resultados, bem como as atividades ainda pendentes e as dificuldades a serem superadas, foram apresentadas ao prefeito Rogério Pacheco, no fim da manhã desta sexta-feira, 12, e entregues por meio de relatório. Entre as prioridades para este ano, está a melhor estruturação do órgão. 


Gilberto Chaves afirma que a Defesa Civil buscará a disponibilização de um profissional para desenvolver atividades administrativa de forma permanente. Também precisa de um veículo, devidamente equipado, que possa estar à disposição de forma exclusiva. Pretende fazer a aquisição de uniformes e um drone, para ser utilizado no mapeamento e registros fotográficos em áreas de difícil acesso, além de monitorar eventos durante situação de crise. A proposta é também neste ano, desenvolver o Plano de Contingência, aquisição e instalação de um sistema de controle da velocidade dos ventos e uma sirene de alerta de desastres. Outra prioridade de 2018 é a nomeação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.


Entres os trabalhos de 2017, estão a criação de endereço de e-mail próprio (defesacivil@concordia.sc.gov.br), criação de protocolo de atuação para controle do nível da barragem de contenção de chuvas, criação e padronização de documentos e ativação do telefone de emergência “199” – em funcionamento ininterrupto, junto a Central de Emergências do Corpo de Bombeiros Voluntários. Foi elaborado o Plano de Trabalho, que resultou em convênio com a Defesa Civil Estadual e repasse de recursos para custear a manutenção dos trabalhos. 


Foram expedidos 60 laudos de vistoria em árvores, que ofereciam risco, 50 laudos em residências, em terrenos e encostas de risco, 20 termos de interdição de residências, com retirada de moradores, atendimento às vítimas do deslizamento nas ruas Victor Sopelsa e Horácio Sandi, isolamento da área e acompanhamento técnico para emissão de laudos e pareceres no processo judicial. Também foi desenvolvido projeto para aquisição de geradores e elaboração de cadastro de Plano de Trabalho no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, solicitando recursos para ações de reconstrução.

 

(Fonte: Edila Souza/Ascom/Prefeitura de Concórdia)

13 jan 18 | 6h00 Por Rádio Aliança

Defesa Civil buscará estruturação em 2018

Membros da Defesa Civil de Concórdia apresentaram ao prefeito Rogério Pacheco, relatório de atividades de 2017.

Defesa Civil buscará estruturação em 2018

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Concórdia teve algumas conquistas em 2017. Um dos destaques foi a adequação do órgão à legislação vigente – por meio da Lei 4.980 de agosto de 2017, que cria o Sistema, o Conselho, a Coordenadoria e o Fundo. Um intenso trabalho dos membros e também do presidente, Gilberto Chaves, foi necessário para colocar em dia documentos e tornar a Defesa Civil acessível à população. Todos os resultados, bem como as atividades ainda pendentes e as dificuldades a serem superadas, foram apresentadas ao prefeito Rogério Pacheco, no fim da manhã desta sexta-feira, 12, e entregues por meio de relatório. Entre as prioridades para este ano, está a melhor estruturação do órgão. 


Gilberto Chaves afirma que a Defesa Civil buscará a disponibilização de um profissional para desenvolver atividades administrativa de forma permanente. Também precisa de um veículo, devidamente equipado, que possa estar à disposição de forma exclusiva. Pretende fazer a aquisição de uniformes e um drone, para ser utilizado no mapeamento e registros fotográficos em áreas de difícil acesso, além de monitorar eventos durante situação de crise. A proposta é também neste ano, desenvolver o Plano de Contingência, aquisição e instalação de um sistema de controle da velocidade dos ventos e uma sirene de alerta de desastres. Outra prioridade de 2018 é a nomeação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.


Entres os trabalhos de 2017, estão a criação de endereço de e-mail próprio (defesacivil@concordia.sc.gov.br), criação de protocolo de atuação para controle do nível da barragem de contenção de chuvas, criação e padronização de documentos e ativação do telefone de emergência “199” – em funcionamento ininterrupto, junto a Central de Emergências do Corpo de Bombeiros Voluntários. Foi elaborado o Plano de Trabalho, que resultou em convênio com a Defesa Civil Estadual e repasse de recursos para custear a manutenção dos trabalhos. 


Foram expedidos 60 laudos de vistoria em árvores, que ofereciam risco, 50 laudos em residências, em terrenos e encostas de risco, 20 termos de interdição de residências, com retirada de moradores, atendimento às vítimas do deslizamento nas ruas Victor Sopelsa e Horácio Sandi, isolamento da área e acompanhamento técnico para emissão de laudos e pareceres no processo judicial. Também foi desenvolvido projeto para aquisição de geradores e elaboração de cadastro de Plano de Trabalho no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, solicitando recursos para ações de reconstrução.

 

(Fonte: Edila Souza/Ascom/Prefeitura de Concórdia)