ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Casa da Memória deverá ficar pronta em maio de 2018
Construção está sendo feita na comunidade de Lajeado dos Pintos em Concórdia
Publicado 17/11/2017
 

Por Analu Slongo

A construção da Casa da Memória em Lajeado dos Pintos, que começou a ser projetada ainda em 2012, iniciou neste mês. A arquiteta responsável pela fiscalização dessa obra, Daniela Stringhini, explica que a empresa vencedora da licitação está fazendo o início das fundações e movimentação de terras. O prazo para a Casa da Memória ficar pronta é 1º de maio do ano que vem.

 

 

Daniela destaca que o projeto segue a arquitetura vernacular, que busca ressaltar as tradições italianas e alemãs. “Usamos bastante pedra, madeira e uma composição de telhado que pudessem reproduzir o estilo arquitetônico do passado”, explica a arquiteta. Segundo ela, a própria comunidade pediu para que essas tradições fossem preservadas.

 

 

A ideia é fazer neste espaço um resgate da cultura italiana e também preservar e valorizar objetos antigos, que são guardados pelos moradores da comunidade. O coordenador da Comissão de Implantação da Casa da Memória, Agenor Frigo, explica que o projeto será executado em duas etapas. Na primeira fase será construído o museu, banheiros, reserva técnica, espaço para comercialização de produtos da agricultura familiar e lanchonete. A obra terá 529 metros quadrados e também contempla a edificação de auditório, centro de atendimento aos visitantes e ações de paisagismo.

 

 

O investimento estimado será de quase R$ 800 mil, sendo R$ 700 mil de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai (PT), e o restante de contrapartida da Prefeitura de Concórdia. A construção ficará no terreno onde era um campo de futebol, atrás da igreja da comunidade. Agenor Frigo cometa que há mais de três mil peças que lembram a história da agricultura guardadas em Lajeado dos Pintos.

 

 

Confira mais imagens

COMENTE

1 COMENT�RIOS
  • Agenor Frigo
    É uma obra muito importante para o roteiro de turismo rural Caminho da Roça, para o município de Concórdia e para toda a nossa região turística integrada Águas do Oeste Catarinense.Uma parceria exitosa do governo municipal, federal e da comunidade de Lageado dos Pintos.