ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Foto Divulgação Internet
HSF realiza a 45ª captação de órgãos em Concórdia
Cirurgia demorou quatro horas e foram retirados os rins, fígado e globo ocular
Publicado 11/10/2017
 

Por Analu Slongo

A família de um homem de 43 anos, que teve morte encefálica no hospital São Francisco de Concórdia autorizou a doação de órgãos. Os médicos de Florianópolis que fazem a captação demoraram quatro horas para fazer o procedimento nesta quarta-feira, 11 de outubro. Foram captados os rins, fígado e globo ocular. Esta é a 45ª captação feita no Hospital São Francisco desde 2007. Neste ano já são quatro.

 

O homem estava internado há dois dias e teve AVC isquêmico. Os órgãos captados em Concórdia foram levados para  Blumenau. Enquanto ocorria a captação em Concórdia, no hospital de Blumenau já eram preparados os pacientes que vão passar pelo transplante. 

 

Segundo dados do SC Transplante, de janeiro a agosto de 2017 foram realizadas 168 captações de órgãos em Santa Catarina. No mesmo período foram efetuadas 364 notificações de morte cerebral, mas a captação ocorreu em 46% dos casos. A maioria dos doadores, 57%, tinha idade entre 50 e 64 anos.

 

A lista de pessoas que estão na fila de transplantes no Estado é de 546 pacientes. As maiores demandas são por rins 352, medula óssea 72, córneas 56, ossos 27, fígado 20, rim/pâncreas 13, coração cinco e pâncreas um.

 

 

 

 

COMENTE