ATENDIMENTO (49) 3441 2801
Já possui uma conta? Entrar | Cadastre-se

Faça login

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro. É rápido, fácil e garante acesso a diferentes serviços.

Cadastre-se

Caso você ainda não possua uma conta, faça o seu cadastro.

 

Equipe de Florianópolis esteve em Concórdia para a captação / Fotos: Cristiano Mortari
Realizada a primeira captação de órgãos do ano em Concórdia
Médicos fizeram a coleta de rins e fígado na noite desta quinta-feira no Hospital São Francisco
Publicado 12/05/2017
 

Por Cristiano Mortari

A equipe médica desembarcou no aeroporto de Concórdia na noite desta quinta-feira, dia 11, por volta das 19:30h, para fazer a primeira captação de órgãos deste ano no município.  A doadora é uma mulher de 43 anos que teve morte cerebral.

 

Os médicos que estiveram em Concórdia são de Florianópolis. Eles fizeram a captação dos rins e do fígado da doadora. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Luiz Pacheco, que conduziu a cirurgia, já há uma pessoa aguardando por um transplante. “Primeiro é preciso ressaltar a atitude da família que decide doar. Existem filas e pessoas que dependem de doações. Neste caso, por exemplo, já tem gente internada para receber o fígado”, conta ele.

 

A equipe decolou de volta para Florianópolis às 23:45h. “A partir do momento que retiramos os órgãos do corpo do doador, o relógio começa a contar e temos pressa para colocar na pessoa que aguarda. Cada órgão tem um tempo específico, o ideal no caso do fígado, por exemplo, é que em oito ou 12 horas já esteja no receptor. Os rins até têm um tempo maior, entre 18 e 24 horas”, explica Pacheco.

 

Este foi o 42º procedimento de captação de órgãos realizado em Concórdia, desde 2007, quando o Hospital São Francisco foi credenciado à Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott).

 

Confira mais imagens

COMENTE

1 COMENTÁRIOS
  • Veronice Sutil Varela
    Linda atitude da família que diante da dor dessa perda trágica teve a sensibilidade de respeitar a vontade de seu familiar e assim ajudar outras pessoas! Parabéns!